sábado, 18 de julho de 2009

Inteligência competitiva nas organizações

A competitividade entre as organizações, não é nenhuma novidade. Dia a dia, torna-se maior, sobretudo, quando os produtos e serviços tendem a ficar semelhantes, desde a concepção do produto e seu acabamento final ao seu valor de mercado. Então o que poderá efetivamente fazer a diferença entre produtos e serviços e entre as organizações? É uma pergunta interessante para reflexão!

Entra em cena a Inteligência Competitiva nas organizações, algo que já se encontrava há tempos em países e estados, ao elaborarem suas estratégias com levantamento de variáveis políticas, sociais, fisiográficas, científicas, econômicas, tecnológicas, militares e outras. Identificando assim, seus potenciais e diferenciais estratégicos.

Segundo, Jorge Bessa (analista de inteligência nos órgãos de Inteligência do Governo Federal, consultor em Inteligência e membro da Associação Brasileira de Inteligência Competitiva – ABRAIC), a Inteligência Competitiva refere-se aos conhecimentos indispensáveis ao bem estar e à segurança do empreendimento, assegurando a competitividade necessária ao sucesso econômico no mundo globalizado.

Neste tempo de informações, elas são verdadeiras “pedras preciosas” e geralmente chegam em nós sem serem lapidadas. Contudo, o filtro e a busca destas informações fazem a diferença para uma organização. Seja servindo para a estratégia do negócio, como dados singulares sobre cliente, fornecedor, sociedade, forças e fraquezas e ambiente interno do empreendimento etc.
Profissionais qualificados estão trabalhando nesta área, a fim de auxiliar o planejamento estratégico e tomadas de decisões nas empresas com informações consistentes e rápidas. De acordo com Bessa, o papel do analista de Inteligência Competitiva deve ser interativo, tanto no sentido de compreender perfeitamente os desejos de informações de seu cliente, com base em um relacionamento estreito, como também no de estabelecer ligações diretas ou indiretas com especialistas de interesse em todas as partes do globo.

Acredito ser grande a contribuição da Inteligência Competitiva no ambiente de negócios, aliando-se ao planejamento estratégico e processo decisório da organização. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o assunto, acesse (http://www.abraic.org.br/).

Boa leitura!
Fábio Barbosa
Coord. MBA Gestão de Negócios
Faculdade dos Guararapes

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