domingo, 6 de dezembro de 2009

PROJETO INOVADOR – ENSINO SUPERIOR E SOCIEDADE

À frente da direção do curso de Marketing da Faculdade dos Guararapes, acreditando na importância de três premissas em um curso - Qualidade do ensino - Apoio ao crescimento de Jaboatão dos Guararapes e Responsabilidade Social, iniciamos o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar ao longo deste segundo semestre de 2009. O qual convergiu no I Encontro de Marketing da Faculdade dos Guararapes – dias 25 e 26/11/09 com a participação dos feirantes do Mercado das Mangueiras, expondo seus produtos no Hall da FG. Os projetos têm o intuito de proporcionar aos alunos conhecerem as melhores práticas e, de fato, terem experiências com conteúdos vistos nas disciplinas do curso. Atualização e novas ferramentas que permeiam o Marketing, os quais são fundamentais para o mercado de trabalho. O foco na responsabilidade social e crescimento em nosso entorno trouxe enorme energia e ambiente propício entre todos os envolvidos (instituição,  professores, alunos e sociedade).

Entretanto, o grande diferencial deste projeto foi a parceria com a cidade de Jaboatão dos Guararapes, sobretudo, com o Mercado das Mangueiras onde o aprendizado in loco, orientado por professores levaram a produção de cartilhas de conscientização educacional com temas como “aproveitamento e reaproveitamento de alimentos”. Outro projeto realizado no mercado foi um diagnóstico organizacional com os feirantes, a fim de proporcionar melhorias em seus negócios. Também foi escrito um livro “Discutindo idéias sobre o Marketing” por alunos da terceira série do curso de Marketing para ser utilizado como bibliografia complementar às disciplinas do curso de Marketing.

Este projeto inovador teve seu primeiro passo, sua primeira edição, em que ficou evidente o aprendizado e motivação do aluno, a interação e integração de todos – alunos, professores e feirantes foram destaques ao longo desta construção.

Acredito que a grande contribuição de uma instituição de ensino superior aos seus discentes e docentes, seja realmente seguir este caminho de aprendizagem e construção do conhecimento, ou seja, não somente em sala de aula e sim procurar praticar e trocar experiências com profissionais e contexto estudado. Assim, cria-se uma sinergia contagiante e motivação, com as quais os envolvidos buscam os melhores resultados, culminando em algo palpável e disseminação do aprendizado. A instituição desta forma prepara o aluno para percorrer seus desafios e conquistas pessoais e no mercado de trabalho.

Desejo a todos um excelente 2010! Com muita saúde, paz e grandes realizações!

Nenhum comentário: