quarta-feira, 30 de abril de 2008

Empregabilidade x Carreira profissional

Caros leitores,
O tema do artigo hoje é empregabilidade x carreira profissional.
Falar em carreira profissional é refletir sobre o perfil, comportamento, conhecimento, experiência e outras características importantes de um indivíduo. A fim de conquistar sua ascensão em uma empresa, obviamente, partindo do pressuposto que a organização tenha um plano de carreira na sua estrutura organizacional. Surge então a presença da figura do empreendedor corporativo ou intra-empreendedor. Aquela pessoa que visa ao crescimento profissional e pessoal acompanhado de sua responsabilidade social.

Entender um pouco esta figura e seu perfil, pode ser um bom caminho ao alcance dos próximos degraus de uma carreira. Vários conceitos sobre empreendedor são expostos, entretanto prefiro este:

“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais”. (Joseph Schumpeter)

Também importante para a reflexão é conhecer o perfil do empreendedor corporativo:
Jamais se contentam apenas em executar projetos propostos pelos superiores;
Oferecem sugestões inéditas sobre oportunidades;
Comprometidos com a inovação;
Estabelecem pontes entre a empresa e a comunidade;
Tem disposição para aprender sempre;
Modificam posturas;
Desenvolvem novas idéias;
Inovam de modo a otimizar a produção;
Agilizam fluxos de trabalho;
Reduzem custos;
Zelam pela qualidade.

E para uma reflexão individual:

“Numa empresa moderna, todos, da faxineira ao presidente, têm de gerar valor. Todos têm de possuir a clara noção de que são mini-centros de custos. E esta percepção tem vínculo direto com a empregabilidade de cada um”. (Eduardo Bom Ângelo – Presidente da Brasilprev) 

Portanto, cada indivíduo precisa, mais do nunca, ter foco e objetivos concretos do que se quer para o futuro, bem como alinhar-se com a cultura organizacional da empresa em que trabalha.

Sucesso!!

Fábio Barbosa

Um comentário:

Anônimo disse...

"As empresas tiveram de se adequar às novas condições e aumentar a eficiência.São hoje mais enxutas.As pessoas hoje acumulam funções.Os profissionais são estimulados a agir como se fossem patrões".(Marilia Rocca,Dir Geral,Emprendedor Endeavor)
Traduzindo alguns termos contidos no comentário acima,com referência a postura adotada pelas empresas com o fim de permanecerem vivas no mercado, destacamos:
...e aumentar a eficiência - Aumentar a força,as ações, etc.
...hoje acumulam funções - Profissionais versáteis.
...agir como se fossem patrões - Pessoas c/ senso profissional e responsabilidade social aguçados.
Dessa pequena amostra,já podemos visualizar a longa distância,que as empresas necessitam,mais que nunca,compor seu quadro funcional de pessoas dinâmicas,versáteis,visionárias,diferentes,com bom relacionamento(networking),pessoas que criam oportunidades e mais alguns aspectos que somados a estes,formam o perfil do emprendedor corporativo.
Por parte das empresas,estas não podem solamente buscar profissionais com perfil empreendedor mas, tambem propiciar um ambiente de empreendedorismo corporativo de forma sistematizada na organização em todos os níveis.
Os colaboradores precisam desse ambiente para assim sentir parte componente do contexto empreendedor composto pelos seus colegas de trabalho,gerando uma constante autmotivação,estímulo e encorajamento para agir como empreendedores.
No lado do empreendedor corporativo,é necessário que esteja ciente de suas idéias estejam alinhadas com a filosofia e os procedimentos da empresa em que trabalha.
Então podemos concluir que o profissional que persegue sempre a inovação,que adota novas posturas para se adequar às mudanças exigidas pelo mercado,que são comprometidos com suas ações e exercitam constantemente o seu potencial empreendedor nas organizações mantêm sua empregabilidade além de ascender na sua carreira profissional.