domingo, 22 de fevereiro de 2009

Assunto cada vez mais em voga: a liderança.

A chegada de um novo presidente nos Estados Unidos e a grande expectativa que existe no mundo para encontrar um guia que ajude a enfrentar estes tempos de turbulências econômicas fazem deste tema uma questão indispensável e necessária, como nunca antes fora. Há conselhos de Ram Charam para que os líderes adaptem suas estratégias ao clima atual, Bill George descreve a liderança no século XXI, Marcus Buckingham explica como valorizar seu próprio potencial como líder, e há reflexões de quem liderou durante mais de uma década os recursos humanos da GE: William Conaty. Aproveitem o material, e esperamos que queiram compartilhar conosco suas opi niões e comentários.

Equipe Editorial de Inspiring Ideas – HSM MANAGEMENT

Tips from the Top
O que os líderes devem fazer nestes tempos turbulentos?

A seguir, há 5 conselhos de Ram Charam, um dos mais influentes conselheiros em negócios e autor do recente livro “Leadership in the Era of Economic Uncertainty: The New Rules for Getting the Right Things Done in Difficult Times”, no qual desenvolve alguns pontos-chave para os executivos neste momento de constante mudança.

1. Acredite em si mesmo. Se você é um alto executivo enfrentando a crise atual, deve assumir uma postura positiva e focar-se no que deve ser feito dentro de sua empresa.
2. A liquidez é a rainha. Com os mercados financeiros no meio de uma turbulência e os créditos justos ou não existentes, hoje seu modelo de negócios deve girar em torno da liquidez.
3. Monitore sua liquidez. Cuide diariamente de sua liquidez. Avalie o cash flow das semanas e meses seguintes.
4. Tire vantagem de seus recursos humanos e de sistemas. Convença a sua equipe de trabalho que o dinheiro é o rei e faça com que criem suas próprias avaliações sobre como fazer para que ele continue vindo. As áreas de vendas, tecnologia e back-office podem contribuir com ideias para melhorar a posição de liquidez da empresa, fornecer informações cruciais sobre o que realmente está acontecendo e que passos devem ser tomados.
5. Analise seus clientes de acordo com seu valor de liquidez. Se tiver clientes que possuem bom cash flow e perspectivas de crescimento, trabalhe com eles e fortaleça sua relação. Ajude-os a crescer. Se tiverem baixa liquidez, restrinja sua participação.

DNA do sucesso Rolls Royce – Excelência

Em 1904 Henry Royce construiu seu primeiro automóvel. Dois anos depois, conheceu Charles Rolls, um vendedor de carros em Londres, e juntos formaram o que com o tempo se transformaria em uma das empresas de automóveis mais conhecidas e antigas do mundo. Embora Rolls não pode viver para ver (em 1910 ele foi o primeiro inglês a morrer em um acidente de avião) que a empresa que ele ajudou a fundar se transformava em um estandarte da excelência britânica em fabricação, construindo automóveis, motores para a indústria naval e aérea, bem como se diversificando em direção às áreas de produção de energia.

Hoje o sucesso da Rolls Royce continua em alta, contrapondo o contexto recessivo das fábricas britânicas. Porém, o caminho não foi fácil. Os esforços para criar um motor de avião mais eficiente, em 1970, estiveram perto de levar a empresa à falência e, em 1971, a empresa foi nacionalizada pelo governo inglês. Entretanto, foi esta inovação frustrada que seria uma parte importante no sucesso da empresa duas décadas depois.

Vendida pelo governo em 1987, a Rolls Royce voltou a ser novamente uma empresa privada. E as inovações que chegaram perto de levá-la à falência nos anos 70 acabaram sendo as bases de seu sucesso subsequente - com tecnologias que resultaram em produtos mais eficientes, eficazes e adaptáveis. Hoje seus motores de avião são usados em 45 das 50 melhores companhias aéreas do mundo. A habilidade de somar sua reconhecida excelência nos motores a um serviço de assistência de excelência levou a empresa a um novo nível. A Rolls Royce tem a capacidade de monitorar o rendimento de cada um de seus motores durante o vôo, tornando o processo de detectar e resolver problemas muito mais eficiente. Em 1981, somente 20% de seus lucros vinham do serviço pós-venda, enquanto hoje representa mais de 50% de seus lucros.

Os novos projetos incluem um trabalho em conjunto com a GE, um de seus principais concorrentes, em uma iniciativa do governo norte-americano para melhorar a eficiência dos motores aéreos. Sua vasta experiência tecnológica está sendo aplicada na área de energia nuclear, e recentemente a empresa fechou um acordo de US$130 milhões com uma empresa de gás indiana para instalar turbinas que ajudarão a melhorar o fluxo e a distribuição do gás.

A Rolls Royce é muito mais que um ícone de carros de luxo; é uma empresa inovadora e globalizada, que une eficientemente sua qualidade de fabricação com um serviço de excelência por meio de uma gama de tecnologias de primeira linha.

A Empresa num relance
• 39.529 funcionários.
• Lucro de 10 bilhões em 2008.
• Capitalização de Mercado: 592,800 milhões.
• Fábricas e prestadoras de serviço em 50 países.

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