sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Marketing como Gestão Estratégica

A importância da área de marketing é cada vez mais eminente e estratégica para as organizações. Entretanto, ainda escutamos termos indevidos sobre o marketing como:


Marketing = vendas
Marketing direto = venda direta
Telemarketing = venda por telefone


Vendas tratam apenas uma parte da estratégia de marketing, uma ação parcial do marketing.


“Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais.” (AMA - American Marketing Association)


A visão sobre marketing é bem mais ampla, estão presentes funções gerenciais que perpassam pelo planejamento, organização, direção/coordenação, monitoramento e análise de viabilidade econômico-financeira à implementação de um produto ou serviço no mercado.


Um novo olhar sobre a cultura do marketing para o século XXI pode ser refletido a partir do pensamento...


“Lutar e vencer em todas as batalhas não é a glória suprema. A glória suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.”  Sun Tzu (A Arte da Guerra)


Isto é...
 Conhecendo os pontos fortes e fracos do exército;
 Conhecendo a maneira de manobrá-los;
 Utilizando táticas especiais para situações especiais;
 Conhecendo os diversos tipos de terrenos;
 Sabendo exatamente quando atacar e quando não atacar.


As semelhanças atuais com a dinâmica de mercado..


 À semelhança das guerras militares, qualquer empresa moderna no seu dia a dia, enfrenta diversos exércitos (concorrentes) no campo de batalhas (mercado).


 A disputa pelo mesmo consumidor, o baixo grau de diferenciação entre produtos ofertados, a ameaça de entrada de concorrentes potenciais, a pressão por produtos substitutos fazem com que a intensidade da competição seja alta.


Portanto, os êxitos empresariais estão diretamente relacionados à adoção de estratégias inovadoras de gestão e marketing estratégico.
Fábio Barbosa

Nenhum comentário: