terça-feira, 26 de julho de 2011

O motor que nos faz inovar

Jairo Siqueira, criador do conceito de Criatividade Aplicada, dá dicas para não deixar a criatividade morrer na correria do dia a dia.

“Não há sobrevivência sem criatividade e nenhuma organização está a salvo desta realidade.” A afirmação é do engenheiro Jairo Siqueira, que desenvolveu o conceito de Criatividade Aplicada, um conjunto de técnicas e habilidades para desenvolver criatividade, inovação e solução de problemas.

Numa pesquisa de clima organizacional conduzida por Siqueira, foi constatado que profissionais mais seguros para apresentar ideias e trocar informações com colegas e superiores, trabalham em empresas que adotam posturas ligadas à inovação e que dão espaço para explorar oportunidades e assumir riscos.

Na entrevista abaixo, Jairo fala sobre como profissionais e empresas podem lidar com esse elemento tão importante para a inovação.
Portal HSM - Até que ponto a criatividade está ligada ao sucesso de uma empresa?
Jairo Siqueira - Vivemos num mercado em que não há mais o sucesso duradouro, o ciclo de vida dos produtos se tornou muito curto. A luta pela sobrevivência e liderança não tem trégua, exigindo a inovação permanente de produtos e processos. Até pouco tempo, a posição do Google parecia absoluta e agora tem usado toda a criatividade de sua equipe para enfrentar o Facebook. O mesmo acontece com o fabricante do Blackberry, que já anuncia grandes inovações na sua linha de smartphones face ao avanço dos concorrentes. Quaisquer que sejam os vencedores desta batalha, as empresas líderes terão em breve de enfrentar novos concorrentes, que poderão surgir de onde menos se espera. Não há sobrevivência sem criatividade e nenhuma organização está a salvo desta realidade.
HSM - Como estimular a criatividade nas empresas? Enumere algumas dicas de atitudes tanto para a empresa quanto para o profissional.
Jairo Siqueira - Sem a intenção de esgotar a lista de boas dicas, podemos considerar as seguintes atitudes para estimular a criatividade:
1. pense sempre de modo positivo sobre suas habilidades criativas;
2. valorize a imaginação e a intuição, tanto quanto a razão e o conhecimento;
3. habitue-se a separar os momentos de criação de ideias dos momentos de avaliação e julgamento;
4. desafie os preconceitos, normas e verdades absolutas – as suas, de outras pessoas e da sociedade;
5. crie e explore alternativas – abandone a crença de que há uma única resposta certa.
6. tenha mais perguntas do que respostas – o que cria novidades não são as respostas prontas, mas as perguntas que questionam o saber dominante;
7. aprenda e use as ferramentas de criatividade como o Brainstorming, SCAMPER, Mapa Mental para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades criativas;
8. tenha sempre em mente que a inovação implica em assumir riscos e em saber lidar objetivamente com eventuais erros e falhas. Aprenda a distinguir as falhas resultantes de tentativas honestas dos erros resultantes de negligência ou temeridade.

HSM - É possível criar um ambiente e uma cultura de criatividade ou é uma característica nata de cada pessoa?
Jairo Siqueira - Acredito que todos nascemos criativos, certamente com diferentes níveis de criatividade. Ao longo de nossa vida, esta criatividade nata vai sendo inibida por pressões da escola, da família, das empresas e da sociedade. Somos permanentemente instados a dançar conforme a música, andar nos trilhos, não fazer marolas e não questionar rotinas e hábitos.
No entanto, esta criatividade perdida pode ser recuperada e cultivada. A condição essencial é um trabalho que nos permita usar os nossos talentos e fazer o que gostamos; não há criatividade sem a paixão pelo trabalho. Outra condição importante é ter um ambiente de trabalho em que nos sintamos seguros em expor nossas ideias, sem medo de sermos ridicularizados ou prejudicados; respeito e lealdade são indispensáveis.

HSM - O que é mais importante quando se fala de criatividade e inovação? Como usá-la para inovar?
Jairo Siqueira - O mais importante continua sendo a voz do mercado, ou seja, o que os consumidores pensam e desejam. As necessidades, expectativas e percepções dos clientes devem ser continuamente monitoradas, interpretadas e levadas ao conhecimento de toda a organização. Este conhecimento deve ser usado para manter a organização permanentemente alerta sobre as ameaças dos concorrentes e sobre as oportunidades de inovação.

HSM - O clima organizacional influencia na criatividade?
Jairo Siqueira - O clima organizacional representa o conjunto de atitudes, sentimentos e comportamentos que caracterizam a vida na organização e influenciam as relações entre as pessoas. O clima organizacional exerce uma forte influência sobre a criatividade. Esta influência pode ser negativa ou positiva, na extensão em que o ambiente de trabalho estimula e favorece, ou não, as iniciativas de geração, debate, intercâmbio e experimentação de ideias.
Em recente pesquisa que realizamos sobre clima organizacional e criatividade, as percepções dos participantes revelam que as organizações com postura inovadora, ou que pelo menos estão dispostas a explorar novas oportunidades e a assumir alguns riscos, apresentam um clima organizacional em que as pessoas são incentivadas a explorar novos caminhos e se sentem à vontade e seguras para apresentar suas ideias e trocar informações com seus superiores e colegas. Além disso, estas organizações fornecem os meios para possibilitar a criação, debate e operacionalização de novas ideias.

HSM - Como um profissional pode abrir caminho para a criatividade em uma empresa que não dá essa abertura?
Jairo Siqueira - Esta é uma situação delicada, pois a criatividade nunca é um ato isolado. A criatividade requer troca de informações, intercâmbio de ideias, cooperação, respeito e lealdade. Tentar inovação numa empresa que não dá esta abertura pode ser arriscado. Não me sinto à vontade para propor atos de heroísmo. Como regra geral, os heróis solitários são imolados no altar do comodismo e dos interesses contrariados.

No entanto, não devemos deixar de cuidar do aprimoramento de nossas habilidades criativas. Mesmo nas organizações mais conservadoras, há sempre alguma margem para exercitar nossa criatividade e oferecer contribuições para a inovação e melhoria de processos, métodos e produtos.

HSM Portal

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