sexta-feira, 6 de maio de 2011

Demanda por ‘profissionais verdes’ cresce a cada dia

Agências de turismo e hotéis, times de futebol, empresários, profissionais de diversos setores estão incorporando boas práticas socioambientais em suas rotinas. E você, o que tem feito?

A sustentabilidade está tornando-se cada vez menos uma opção e cada vez mais uma responsabilidade necessária. Agências de turismo e hotéis, times de futebol, empresários, profissionais de diversos setores estão incorporando boas práticas socioambientais em suas rotinas. A demanda por "profissionais verdes" está crescendo, segundo estudos da empresa de consultoria norte-americana Accenture e da Organização Mundial do Trabalho.

A atuação profissional sustentável, no entanto, vai além de simplesmente reutilizar papel no escritório ou abolir copos descartáveis. O mercado exige cada vez mais a formação multidisciplinar, com profissionais qualificados para atuar em equipe e com visão ampla da cadeia de negócios. Além de práticas socioambientalmente corretas, é necessário conhecimento para gerir os aspectos administrativos e empresariais.

Para representar, conectar e fortalecer a formação desse novo perfil profissional baseado na sustentabilidade foi criada a Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade.

Idealizada em 2009 e lançada oficialmente em fevereiro de 2011, a Associação conta com 20 voluntários divididos em 3 Grupos de Trabalho: Estruturação e Planejamento Organizacional, que estrutura a organização; Gestão do Conhecimento, que promove ações de compartilhamento e divulgação de conhecimento entre os profissionais da área; e Comunicação, que divulga a rede de associados.

Fonte: Agenda Sustentável (www.agendasustentavel.com.br)
Portal HSM

Um comentário:

NinaQuirino disse...

Importantissimo este tema. Quando falamos proteção do planete,lembra-se logo de sustentabilidade,que como o autor do tema abordou vai muito ,muito mais além de plantar arvores,e reciclagem. Existem muitos outros fatores que estam implícitos. A crescente preocupação com o verde tem provocado uma enlouquecida corrida por profissionais capacidados na área. E isto inclue uma gama imensa de áreas sejam elas administrativas ,arquitetônicas,de engenharia,tecólogia e direito. Hoje um empresário antes de efetuar seu projeto de construção tem que consultar varios destes especialistas,para que depois não venha a ter que pagar carissimo por transgredir leis ,sejam elas,patrimoniais,de uso ordenado do solo, administrativos,de legislaçao ambiental ,etc. Vemos claramente que esta é a nossa realidade e aquele profissional que não investir em capacitações,especializações e MBA ,estará em plena desvantagem com no mercado de trabalho.