quinta-feira, 17 de março de 2011

Branding como ferramenta de gestão

Branding: afinal, o que é isso? Administração de marcas ou branding deixou de ser um compromisso passageiro, um movimento modal, uma preocupação cosmética de designers e profissionais de comunicação.

Não é também uma elaboração intelectual e filosófica sem compromisso com o bottom line.

Branding tem se transformado rapidamente em um instrumento de gestão nas empresas.

Um estudo que realizamos mostra como os próprios CEOs estão ansiosos por verem esse instrumento e suas manifestações aplicadas no dia-a-dia da organização.

Na medida em que o valor das marcas representa uma fração substancial do valor da empresa como um todo ou da sua capitalização de mercado, não há mais justificativas para que elas façam parte apenas do job description dos profissionais de marketing.

Branding hoje é o instrumento de gestão potencialmente mais eficaz na construção de valor e de sustentabilidade na vida das organizações.

A história das empresas nos mercados caminhou de uma disputa entre produtos, para uma concorrência das suas respectivas formas de propaganda e comunicação em geral, até chegar ao estágio que começou a se descortinar: uma competição entre as realidades simbólicas de suas marcas.

Branding é, em certo sentido, a continuação e a negação da Revolução Industrial. É a continuação por se tratar da forma suprema de relacionamento entre produção e consumo.

Por outro lado, é a negação porque Branding é o princípio da desmaterialização da economia, onde cada vez operaremos mais com bits simbólicos e menos com átomos, em todas as relações com os stakeholders das empresas.

Por tudo isso, Branding é ou deveria ser sempre pauta do boardroom. Mas a verdade é que ainda não é, ou é muito pouco.

Como Branding pode se constituir num processo internalizado dentro das organizações? Como sua cultura pode penetrar e se enraizar nos processos de gestão dos negócios?

As recomendações seguintes não são uma “receita de bolo”, mas quem as pratica sabe que o poder de negócio e de relacionamento de suas marcas com o mercado e com público interno é muito maior e mais sustentável.

1. O processo de conversão: esta é a primeira e talvez mais essencial de todas as recomendações. É o seguinte: ou a organização e principalmente seus executivos-chave têm consciência da necessidade de levar temas de Branding para o boardroom ou nada vai acontecer. Ele vai continuar feudalizado em algum departamento, provavelmente marketing ou comunicação corporativa. Sem uma autêntica conversão, Branding tem apenas um papel cosmético e periférico.

2. Menos vaidade corporativa: marcas não resistem a desaforos. Um dos piores é a vaidade corporativa. É em nome dela que a marca assume ares de soberba e de injustificada arrogância. Por exemplo: quando a marca se aventura em novos mercados de produtos e serviços sem ter licença perceptual ou autoridade reconhecida para isso. O mercado está cheio de casos de marcas de boa estatura que, no entanto, movidas por vaidade corporativa sentem-se no direito de atuar em áreas novas onde não são reconhecidas como um player natural.

3. A importância da humildade: Louis Gerstner (ex-CEO da IBM) disse algumas vezes o seguinte: "A desk is a dangerous place from which to view the world". Não sei se, originalmente, a frase é dele, mas acabou sendo para mim. Branding é um processo alimentado por um conhecimento real dos clientes, consumidores e stakeholders em geral. Grandes líderes de empresas aéreas vivem dentro de aviões; profissionais do mercado de consumo adoram conviver com supermercados. O contato com o mundo real ensina tanto quanto o que nos chega pela tela dos computadores. Branding não é uma construção filosófica de intelectualóides de “sacerdores e iniciados”. É uma formulação que deriva de um profundo conhecimento daqueles a quem a marca se dirige.

4. A preservação da identidade: branding é uma forma criteriosa de proteger as conquistas simbólicas da marca. Nada mais nefasto para a vida das marcas do que a confusão. E o crescimento das empresas, seus processos de aquisição e fusão têm criado uma arquitetura confusa de marcas, que muitas vezes parece mais uma casa com “puxadinhos”. A posição das marcas, umas em relação às outras, complica-se. As hierarquias perdem a limpidez. Forma-se o que nós do Grupo Troiano de Branding, costumamos chamar de “surubrand”. É uma expressão tão feia quanto fácil de entender. O “surubrand” compromete a preservação da identidade.

Difícil imaginar, seja em mercados de consumo seja em B2B, que a prosperidade possa existir, em nosso mundo, sem uma visão e práticas sólidas e consistentes de Branding.


Jaime Troiano (Presidente do Grupo Troiano de Branding e autor do livro “As marcas no divã” -www.grupotroiano.com.br)

Portal HSM

3 comentários:

NinaQuirino disse...

.Louis Gerstner estava certo não se pode ver o mundo por trás de uma mesa.4-Concordo com o autor neste intém e ná areá de prestação de servilos como a bancaria ,certas empresas realmente não só não protegem suas marcas com o Brandind,como causam imensas e desastrosas confusões com seu crescimento através principalmente das fusões ,a exemplo algumas instituições bancarias.Adorei esse artigo aprendi muito.

NinaQuirino disse...

Achei super interessante este artigo e muito elucidativo. A observação inicial sobre a necessidades dos executivos de utilizaram o Branding,e atualissima vemos muitas vezes varias empresas simplesmente com um pensamento fechado dando a empresa apenas a aparencia "cosmética" é a história embalagem bonita mas conteúdo ruim.O 2 item é interessante ,muitas vezes me surpreendo em ver no mercardo determinados produtos de marca famosa num produto que não é sua linha de atuação.óbvio que o primeiro pensamento é " desde qdo eles entendem desta linha,pensei que só trabalhassem com tal linha".3- A importância de identificar os clientes,consumidores e stakeholdersos,pricipalmente os stakeholders é imprescidivel. É que além de serem afetados pelo projeto, eles podem ter uma influência direta ou indireta no seu resultado. Uma falha nesta identificação significará que o gerente não estará pensando nas necessidades de todos os envolvidos, e isto é um fator de risco.Louis Gerstner estava certo não se pode ver o mundo por trás de uma mesa.4-Concordo com o autor neste intém e ná areá de prestação de servilos como a bancaria ,certas empresas realmente não só não protegem suas marcas com o Brandind,como causam imensas e desastrosas confusões com seu crescimento através principalmente das fusões ,a exemplo algumas instituições bancarias.Adorei esse artigo aprendi muito.

NinaQuirino disse...

Louis Gerstner estava certo não se pode ver o mundo por trás de uma mesa.4-Concordo com o autor neste intém e ná areá de prestação de servilos como a bancaria ,certas empresas realmente não só não protegem suas marcas com o Brandind,como causam imensas e desastrosas confusões com seu crescimento através principalmente das fusões ,a exemplo algumas instituições bancarias.Adorei esse artigo aprendi muito.