quarta-feira, 16 de março de 2011

Gestão de Projetos: fator estratégico para as empresas

Franco Vieira e Souza, que leciona no curso de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da ESPM, desde 2006, concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal HSM e falou sobre a importância de se aplicar a cultura de projetos nas organizações. Confira!

1 - Qual a importância de um gerente de projeto?
Em minha opinião, o gerente de projetos possui um papel vital. Ele precisa liderar o projeto do começo até a sua finalização. O gerente deve estar sempre disponível para orientação da equipe e ajudar a negociar os múltiplos relacionamentos inerentes ao projeto - sejam clientes, membros da equipe, executivos ou representantes de parceiros e comunidade. 

2 - Sabemos que, em um projeto, o planejamento financeiro é fundamental. Além de pensar nos gastos, o líder precisa pensar no ROI do projeto? Quais seriam as suas orientações?
Em geral, os projetos são meios empregados pelas organizações para atingirem os seus objetivos estratégicos. E, deste modo, todo projeto (consciente ou inconscientemente) necessita ser avaliado e priorizado, considerando os possíveis benefícios que pode trazer para a organização. Sendo assim, eu encorajo fortemente todas as empresas e os profissionais que trabalham com projetos a ter muito claro a relevância estratégica de seu projeto. Com isso, identificar os ganhos originados pelo seu projeto (preferencialmente, utilizando ferramentas financeiras).

3 - Outro aspecto importante é a gestão de pessoas. Como gerenciar o projeto respeitando as características individuais para explorar as competências de cada um?
Este é um ponto fundamental de gestão, uma vez que o principal ativo das organizações são suas próprias pessoas. Montar uma equipe de alto rendimento por si só é um enorme desafio para o gerente de projeto. Se o líder de projeto for bem sucedido ao montar sua equipe, ainda necessitará liderar um time com foco coletivo. É preciso respeitar as individualidades de cada um. Em minha experiência, percebo que, em ambos os casos, os profissionais de gerência de projetos possuem um largo espaço para crescimento, pois em geral são pessoas com viés técnico e costumam relegar o acompanhamento de suas equipes em segundo plano. 

4 - Todo novo projeto ocasiona uma mudança. Como convencer, envolver e incentivar as pessoas para que identifique no projeto uma oportunidade de novas perspectivas?
Convencer pessoas a mudar é sempre difícil e exige o máximo da equipe de projetos. Entretanto, se entendermos que o processo de mudança possui fortes aspectos emocionais e desenvolvermos um plano que enderece este tipo de necessidade, seja de pessoas ou grupos envolvidos (além dos aspectos racionais das mudanças), será bastante provável que sua equipe seja bem-sucedida em todo e qualquer projeto.

5 - Para finalizar, existe uma carência no mercado de profissionais gestores de projetos. O que as empresas perdem não investindo neste tipo de perfil?
Projetos conduzidos por profissionais capacitados tendem a serem mais previsíveis, transparentes e com maior probabilidade de sucesso. Se levarmos em consideração que menos da metade dos projetos executados em todo o mundo são bem-sucedidos, investir em gestores capazes é no mínimo uma proteção aos investimentos das empresas (sem falar no ganho do próprio projeto).


Franco Vieira e Souza

Bacharel em Informática pela PUCRS, gerente de projetos certificado como PMP pelo PMI. Atualmente, gerencia o portfólio e os gerentes de projetos do laboratório "Enterprise Computing Lab" na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Hewlett Packard Brasil (HP Brasil), além de 14 anos de experiência em gerenciamento de projetos . Com passagens pela divisão de consultoria e integração da HP Brasil, Terra Networks Brasil, entre outras empresas. Premiado como um dos funcionários mais valiosos da HP mundial em 2005, leciona no curso de pós-graduação em gerenciamento de projetos da ESPM, desde 2006.

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