quarta-feira, 6 de abril de 2011

Administração Participativa: um mito ou uma realidade?

Gostaria de pensar que a administração participativa fosse uma realidade para a grande maioria das organizações. Acredito que lançar mão desta forma de administração não seja para as organizações que ainda contemplam rigidamente os modelos administrativos e concepções da época de Taylor e Fayol. Nossas empresas ainda estão exercendo estes modelos do século passado! Administração participativa procura nos colaboradores o envolvimento no cotidiano das empresas, como se assim elas fossem deles! A organização que realmente realiza este tipo de administração busca opiniões e envolve as pessoas das diversas áreas no processo decisório do negócio. Busca a reflexão, geração de ideias, empreendedorismo e inovação para alcançar os resultados previstos. Quando as pessoas se sentem envolvidas no processo cria-se um ambiente favorável e positivo, estimulando-as às conquistas pessoais e profissionais em meio a tantos turbilhões no dinamismo do mercado. Estes colaboradores se sentirão importantes e comprometidos, se dedicarão ao máximo para alcançar cada meta e objetivos da organização.

A administração participativa faz fluir a comunicação sem ruídos entre os departamentos e direções da organização e com transparência incentiva a cooperação. Assim, gestores e colaboradores enfrentam as adversidades do mundo corporativo. A administração participativa não combina com hierarquia verticalizada aonde o que vem de cima é lei e sim com uma gestão horizontal permitindo profissionais expressarem suas experiências e visões sobre determinado assunto, sempre com o intuito de chegar ao resultado esperado pela organização e pelos stakeholders.

Novos modelos de administração estão chegando com a geração Y, estamos passando por uma transformação, diria uma revolução corporativa fenomenal, onde as redes sociais unem milhares de pessoas e incentivam a participação e cooperação por meio das mídias sociais. Novas formas de realizarem negócios estão surgindo e o mais importante para esta geração é a cooperação, transparência, sinergia, empreendedorismo e inovação permeados pela ética e compromisso com o cliente.

Portanto, acredito que no futuro veremos, de fato, a administração participativa sendo colocada em prática nas organizações impulsionada pelos novos modelos de negócios.

Sucesso a todos!

Fábio Barbosa (Diretor Administrativo da Drucker Society Recife, consultor de negócios, coordenador de MBA Gestão de Negócios)

Nenhum comentário: