terça-feira, 5 de abril de 2011

Tome alguns cuidados na fase de implementação do Plano de Negócios

Especialistas alertam sobre os principais problemas que acontecem durante um plano de negócios.

A implementação é essencial para garantir o sucesso do planejamento. Não é raro que bons planos de negócios fracassem devido a falhas na etapa de implementação. Um dos erros mais comuns dessa fase é considerar que a etapa de planejamento encerrou-se e que o momento deve ser apenas para a execução.

O planejamento de negócios deve ser dinâmico, de modo que mesmo na etapa de implementação, as premissas, objetivos e estratégias sejam avaliadas, medidas e ajustadas, se for o caso.

É fundamental, portanto, que a execução do plano seja monitorada constantemente, principalmente nos dias atuais, em que as mudanças ocorrem em ritmo veloz e exigem que as empresas estejam aptas a aproveitá-las como oportunidades e adaptar-se a elas para fazer bons negócios.

Do mesmo modo, o melhor planejamento e as melhores ferramentas para seu acompanhamento, avaliação e revisão não fazem sentido sem que se possa contar com uma forte equipe de execução.

Em seu livro Empreendedorismo: transformando idéias em negócios, José Dornelas destaca que "sem uma equipe de primeira linha, qualquer outra parte do plano de negócios dificilmente se concretizará e ainda que muitos investidores perguntam-se ao analisar oportunidades de investimento: Por que eu deveria investir meu dinheiro nessas pessoas?" (2001, p.125).

A equipe de implementação deve estar alinhada, envolvida e comprometida com a missão e objetivos estabelecidos na fase de planejamento, por isso, o processo de comunicação e convencimento é fundamental para conquistar a disciplina e empenho necessários para o sucesso.

Para Karl Albrecht, autor do livro The only thing that matters (A única coisa que importa), "não importa quão bem idealizada ou planejada seja uma iniciativa, ela não alcançará sucesso sem o comprometimento e envolvimento ativos das pessoas em toda a organização" (1992, p.144).

Para mobilizar cada pessoa da organização é preciso assegurar que todos compreendam o sentido daquilo que estão fazendo e que sejam devidamente preparados para isso. Programas de treinamento são uma boa forma de comunicar e aparelhar a equipe de implementação para o cumprimento da missão e objetivos propostos.

Para concluir, deixamos uma reflexão proposta por Jan Carlzon, ex- CEO da Scandinavian Airlines System e autor do livro Moments of truth (A hora da verdade, em português):
"Um indivíduo sem informação não pode assumir responsabilidades, mas um indivíduo que recebe a informação não pode evitá-la."

Eduardo Pinto Vilas Boas ( É um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo. Realizou seu pós-doutorado nos EUA e foi o primeiro e único professor brasileiro como Visiting Scholar no Centro de Empreendedorismo do Babson College. Leciona em cursos de MBA na FIA - Fundação Instituto de Administração, na USP - Universidade de São Paulo, e como professor convidado em diversos programas no país e no exterior)

Caio C. P. Ferraz Júnior (Formado em Administração de Empresas pela Trevisan Escola de Negócios, com especialização em Administração. É pesquisador na área de empreendedorismo e um dos criadores do Easyplan, um sistema online para elaboração de Planos de Negócios)

Fonte: Portal Plano de Negócios (www.planodenegocios.com.br)

Nenhum comentário: