segunda-feira, 4 de abril de 2011

Compras coletivas: uma febre que veio para ficar

Diretor Comercial do site “O Barato da Cidade” faz uma reflexão sobre o mercado de compras coletivas

A grande aposta no mundo virtual atualmente são os sites de compras coletivas. O mercado no Brasil é bastante novo, não tem ainda um ano completo, mas já movimenta milhões de reais.

O esquema das compras coletivas surgiu nos estados Unidos, numa época de crise financeira, para alavancar o movimento de estabelecimentos comerciais que há muito estavam perdendo e fechando as portas.

Os descontos mostraram-se positivos para quem compra e também para quem vende. O anunciante tem a oportunidade de mostrar seu produto de forma massiva e consegue trazer o público para seu estabelecimento.

Para os consumidores, sobram vantagens em comprar produtos e serviços com grandes descontos. Especialmente num momento como agora, com alta na inflação, os sites de compras coletivas permitem às pessoas continuar usufruindo de opções de lazer e serviços com preços bem mais acessíveis.

Por todas essas vantagens, o mercado está bastante aquecido no país. A cada dia são mais e mais pessoas querendo anunciar e novos sites também surgem aos montes. Trata-se de um mercado novo, que ainda não alcançou o país por inteiro, e cujos resultados mais expressivos concentram-se ainda nas grandes cidades.

Nem tudo, porém, são flores. Muitos clientes já se depararam com estabelecimentos que não estavam preparados para a demanda, e acabaram pecando na qualidade do serviço.

Para os consumidores, portanto, é necessário estar atento às regras impostas por cada site e anunciante e ler com muita atenção cada oferta antes de comprar, buscando sites confiáveis e bem recomendados.

Para os anunciantes, é importante se unir a sites profissionalizados, que tenham uma equipe de atendimento eficiente, que possa orientá-lo para uma experiência realmente bem sucedida.

Estamos no início de um novo mercado e a concorrência é grande. Como todo mercado, ele passará por um período de ajustes, em que apenas as empresas confiáveis e competentes conseguirão permanecer, cada uma buscando mostrar seus diferenciais, usando estratégias bastante focadas no perfil de cada público.

Não acredito que haja um único principal beneficiado neste cenário. O consumidor paga menos, conhece novos lugares, mas a empresa, além de trazer as pessoas para dentro do seu estabelecimento o que, por si só, já é um grande desafio, ganha a divulgação da sua marca nos meios em que o site costuma divulgar suas promoções.

A tendência para o mercado é de crescimento e, na sequência, consolidação. Nossa crença é que as compras coletivas vão se tornar um hábito do consumidor brasileiro e uma ferramenta cotidiana importante para somar bons resultados aos empresários e anunciantes.

Henrique Campagnolli (Especialista em e-commerce, Diretor Comercial do site “O Barato da Cidade”)

Nenhum comentário: